quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Patchwork para iniciantes










Para quem deseja iniciar nas artes de linha e agulha, abre-se uma oportunidade. O atelier (reformado!) estará de portas abertas para receber quem não tem nenhuma ou tem pouca experiência em patchwork, morre de vontade de aprender e nunca teve coragem de colocar as mãos nos paninhos!!

Numa primeira etapa serão abordados temas como:


  • História do Patchwork
  • Uso das cores
  • Classificação dos tecidos
  • Reconhecendo o tecido
  • Uso da polegada
  • Ferramentas de medida e corte do tecido
  • Acabamento duplo embutido
  • Quilt ou quilting?
  • Tipos de blocos
  • Blocos com quadrados
  • Redwork
  • Tipos de aplicação (com ponto caseado e vira d'agulha)
  • Foundation Piecing
  • Blocos com triângulos
Com todo este conhecimento voce poderá fazer almofadas, mantas, toalhas de mesa, bolsas e muito mais o que a sua criatividade mandar!


As aulas terão 3h de duração e acontecerão sempre às terças -feiras à tarde (das 14h às 17h) ou à noite (das 18:30h às 21:30h).

Vagas limitadas!! 

Maiores informações: biacardealdesign@gmail.com



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Passarinhos nas cortinas...

Quando uma mulher coloca uma coisa na cabeça, sai da frente...
E quando esta mulher sou eu, piorou!! Kkkkkk!

Desde o início da reforma aqui em casa (que já dura 3 meses!), eu fiquei pensando e como fazer as novas cortinas do atelier. Mil ideias rolaram e uma certeza eu tinha, queria algo bem claro e diferente. Na verdade eu NÃO queria cortinas,  pelo menos não inteiras, queria somente na parte de baixo. Mas tenho excesso de sol à tarde justamente onde estão as máquinas de costura e seria inviável não ter cortinas ali (pelo menos enquanto não instalo um ar condicionado e isto vai ter que ficar pra depois...).

Estudei o sol, a posição dos móveis durante este tempo e fui obrigada a fazer cortinas inteiras, não teve outro jeito... Mas, já que não gosto das coisas convencionais (meu marido adora isto!! Hehehe!), lembrei que havia comprado ano passado, em SP, na maravilhosa loja Tok&Stok, uns prendedores de roupa em forma de passarinho, que eu AMEI, diga-se de passagem!! Não comprei pensando em cortinas, nem em prender roupas no varal (são tão lindinhos que dá pena!), pensei em usar na cozinha, pra fechar pacotinhos. Quem me conhece um bocadinho sabe a paixão que tenho por passarinhos, e encontrar estes prendedores foi o MÁXIMO!!



Então, matutando em como fazer minhas cortinas novas, tentando fugir um pouco do padrão, pensei em usar os tais passarinhos para segurar minhas cortinas.



Pensa daqui, pensa de lá e cheguei a este resultado: casinhas de passarinho que seguram as barrinhas de metal, que seguram os passarinhos, que seguram as cortinas, que protegem do sol em demasia... Ufah!!


 Claro que a cortina também não poderia ser de qualquer jeito, tinha que ter um diferencial. Pois é, pesquisa daqui e de lá, e me apaixonei por "casinhas de abelha" (neste caso tinha que ser "casa de passarinho", não acham??). Aí é que o feitiço se virou contra o feiticeiro, porque isto está dando o que fazer! Um baita trabalhão, porque é tudo à mão, mas agora vou até o fim... É o que dá, colocar uma coisa na cabeça, agora tenho que fazer!

Já que os passarinho são laranjados (preferiria brancos, mas não tem), bordei os pontinhos da casinha de abelha na mesma cor. Nas fotos a cortina ainda não está pronta, falta o forro de acabamento e a bainha inferior. Até que estou animadinha pra fazer, afinal, são 06 partes como esta!! Alguém se habilita??



Só pra não contrariar, minhas havaianas também são laranjadas!!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Desenhar faz bem...

Hoje remexendo em coisas esquecidas numa gaveta, encontrei estes exercícios de desenho que fiz há dez anos atrás! Foram feitos em grafite sobre papel sulfite. Nem lembrava mais deles. Saudades de desenhar outra vez como fazia antes.
Espero em breve ter meu espaço reorganizado e encontrar tempo para me dedicar a isto.
Desenhar faz bem, acalma a alma!








segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Faça-se a luz!!

As novas luminárias do atelier estão no lugar! 
Eu queria lâmpadas diferentes, como as charmosas Ambiance, da Philips, mas aqui em minha cidade não se encontra pra comprar (hello, lojistas!!).
Então, coloquei estas simples mesmo. Que tal??

O pendente abaixo eu mesma montei, depois de ter visto umas ideias na net. Não foi difícil fazer, o problema é encontrar as peças para a montagem, aqui em Brusque é realmente complicado, só se encontra o convencional!!




Já este pendente eu comprei pronto, mandei pintar com pintura eletrostática e dei meu toque com os botões colados na borda. Gostei do resultado.




Ainda faltam as cortinas. 
Assim que terminar eu mostro outras fotos.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fast Patch ou Slow Patch ?


Quando pesquiso e leio sobre a origem das técnicas tradicionais do patchwork, conheço um pouco da história da vida de mulheres que viveram noutro tempo, em que se tinha mais tempo (ou não, pois a vida era mais dura com elas!!) para saborear estes momentos com o fazer artesanal, eu alimento minha alma!! 

Mas não alimento de qualquer forma, rápida e sem sabor, como lanches que se engole numa só bocada. Prefiro desfrutar do sabor da história, do aroma da técnica mais elaborada cujos temperos são sutis como pequenos e delicados pontos feitos à mão...

É por isto que me identifico tanto com a técnica do Appliqué. Quando se pára pra fazer um appliqué original, à mão, na vira d'agulha, cria-se intimidade com o tecido. Pelo menos eu sinto como se o tecido fosse uma extensão de minhas mãos, como se fosse parte de minha pele, parte de mim.

Alguns podem dizer: "é demorado demais fazer vira d'agulha, não temos tempo para tal!". Mas creio ser necessário desacelerar e dar a nós mesmas o tempo de presente. Afinal o tempo é um presente, algo precioso que se recebe a cada instante e deve ser desfrutado da melhor maneira. E ele só se torna real se for presente e não passado ou futuro. 

A minha maneira de desacelerar é fazendo patchwork. E gosto de criar projetos elaborados, que demandem tempo, ou seja, envolvimento meu naquilo. Assim vou me conhecendo, ou me reconhecendo no que faço. 

E então? Sua próxima refeição será de Fast Patch ou Slow Patch??



Abaixo alguns projetos criados e executados por mim, que me deram o prazer de desfrutar da companhia de mim mesma!!














quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Atelier repaginado


Algumas coisa estão mudando no atelier.
Sei que tem gente transbordando de curiosidade para saber como está ficando.
Abaixo uma pequena amostra ...








FELIZ BLOG NOVO!!

Acácia florida em meu quintal

Meu blog Maria Retalho está desativado. 
Passei longos meses sem alimentá-lo e decidi criar outro. 
Ano novo, novas propostas, novo atelier, e portanto novo blog.


Este ano não irei mais a Blumenau dar aulas. Estive por lá durante 3 anos e fiz muitas amizades. Sentirei saudades, mas tem certos momentos que é preciso escolher...

E eu escolhi ficar por aqui, voltar a dar aulas em meu atelier, ficar mais perto do filho (adolescente precisa!), trabalhar mais efetivamente com design de superfície (em breve muitas novidades virão!).

É este o novo caminho que pretendo trilhar. Alguém vem comigo??